quarta-feira, 16 de abril de 2008

FAÇA A COISA CERTA


A vida é assim, temos de tomar decisões a toda hora, e isso normalmente pressupõe fazer uma escolha. Evidentemente, há aquelas coisas corriqueiras que requerem tomadas de pequenas decisões, a maioria das quais nem nos damos conta, como a escolha da roupa ou o que vamos comer. Porém, há decisões vitais que testarão inexoravelmente a nossa habilidade de fazer escolhas adequadas, as quais definirão não somente a nossa satisfação pessoal, mas também o nosso destino e quiçá o destino de outra pessoa.

É evidente que ao olharmos para trás, verificamos que nem sempre fizemos as escolhas certas, coisas das quais nos envergonhamos. O que geralmente é difícil de avaliar, na pesagem entre as escolhas certas e as erradas, é para onde a balança penderá no final das contas. Isso, todavia, é algo que a maioria das pessoas costuma evitar.
Parece simples, mas tomar algumas decisões exigirá sempre de nós que enxerguemos para além do próprio nariz e nos concentremos na dignidade básica de uma alma que não se paute pela rasidão de desculpas banais.

Quando praticamos um erro ou um pecado, como preferir definir, a coisa mais importante é o que fazemos depois. Se perdermos a cabeça e maltratamos um colega de trabalho, que fazer depois? Se dissermos algo cruel a algum membro de nossa família, que fazer depois? Se por ventura, as ações em relação aos sentimentos para com uma outra pessoa não forem os mais honestos (mesmo não optando por isso), que fazer depois? Se nos damos conta de que estamos cheios de maus pensamentos, que fazer depois?

Cada um de nós tem várias opções. Algumas tortuosas e erradas. Podemos arranjar desculpas para justificar o nosso mau comportamento - e até enganar alguém que não merece ser enganado. Podemos colocar a culpa em outra pessoa. Podemos também ignorar a Deus.

Temos também a opção de fazer a coisa certa. Ao errarmos para com alguém, ou a pecarmos contra Deus, a primeira coisa a ser feita é reconhecer o próprio erro e pedir perdão a quem ofendemos. Pois como já se profanava: "tudo que vai, um dia volta!".

Porém, a maior decisão da vida refere-se à escolha que tomaremos em relação ao próximo. O que você prefere? "Uma mentira que traz um sorriso, ou uma verdade que traz uma lágrima". Qual a sua escolha?


Mike Mélancolique et Anonyme

Minha lista de blogs